Você sabe o que é Abandono Digital?

Com o avanço da era digital na sociedade, cumulada com a pandemia, as crianças têm tido uma superexposição ao mundo digital, seja nas aulas on-line, jogos, chats com familiares e amigos e nas interações nas redes sociais.

Nesse contexto os pais devem estar ainda mais alertas, pois as crianças estão cada vez mais vulneráveis à ação de pedófilos e outros crimes e situações que afrontem sua dignidade e saúde mental. Assim como as crianças devem ser supervisionadas quando estão brincando na rua, por exemplo, cabe aos responsáveis supervisionar também quais conteúdos e assuntos à criança tem sido exposta na internet.

Como observa o vice-presidente da Comissão Nacional de Família e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, “Será que em jogos on-line com vários jogadores disputando as mesmas partidas, questionamos quem são os parceiros de time do meu filho? Sobre o que eles conversam, além do jogo durante o transcurso da partida? De que grupos de amigos meus filhos participam em plataformas de redes sociais? São os mesmos amigos da escola ou são amigos ‘virtuais’, com os quais ele nunca teve interação?”.

Sendo assim se percebe que a necessidade de supervisão dos menores no ambiente digital é fundamental, podendo ser considerado “abandono digital” e consequente negligência a falta de cuidado dos responsáveis em relação às práticas online das crianças.

Os especialistas reiteram a importância dos pais atuarem em conjunto na supervisão dos filhos, mesmo que estejam separados, visto que a responsabilidade pelo zelo, educação e segurança é de ambos. Estabelecer limites, orientar o uso (disciplinando o tempo de uso, inclusive), conhecer as atividades e páginas que visitam com frequência, bem como os usuários que as crianças mantém contato são formas de exercer a supervisão adequada e priorizar que a integridade das mesmas. Lembrando que o exemplo ensina mais que as palavras.  

Comentários